Notícias das Escolas


monte da lua 3

III Jornadas Pedagógicas AGML

Indisciplina, o antes e o depois… perspetivas de sucesso

O8 de julho, Escola Secundária de Santa Maria – Sintra

jornadas_pedagogicas-014

Pensar a educação, nos dias que correm, passa, quase necessariamente, por analisar a indisciplina como uma das condicionantes que mais afeta a ação dos educadores, daí a pertinência do tema das III Jornadas Pedagógicas AGML – “Indisciplina, o antes e o depois… perspetivas de sucesso”, realizadas no auditório da Escola Secundária de Santa Maria, no dia 8 de julho.

O tema ganha maior relevância no caso português, já que, como o comprovam dados da OCDE, relativos a 2013, o tempo efetivo de ensino/aprendizagem é afetado, de modo muito significativo, pelo tempo gasto pelos docentes a manter a ordem na sala de aula.

As duas representações iniciais, feitas por alunos do 1º ciclo (“Crescer em harmonia”) e do ensino secundário (“Nós somos a escola”), deram o mote ao tema das jornadas, mostrando, de forma lúdica e muito expressiva, como o clima propício à aprendizagem, que se espera poder encontrar na escola, pode ser afetado pela indisciplina.

As intervenções que se seguiram, com abordagens plurais da indisciplina enquanto fator indissociável do sucesso educativo, permitiram o tratamento holístico da questão que a Diretora do AGML apresentou como objetivo deste encontro de partilha de experiências de quem lida diariamente, no concelho de Sintra, com crianças e jovens alunos, no dizer do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, “a mais alta tecnologia que existe no mundo”.

jornadas_pedagogicas-037jornadas_pedagogicas-121

 

Após a apresentação da experiência inovadora sobre “o antes e o depois” da indisciplina no AE de Carcavelos pelo seu diretor, Adelino Calado, para quem, muitas vezes, “o ensino aos alunos do século XXI é feito em escolas do século XX com métodos do séc. XIX”, a doutora Raquel Santiago enfatizou a importância da intervenção precoce e do envolvimento das famílias na prevenção da indisciplina, bem como o desafio que é para o educador a descoberta das causas da agressividade, quer ativa, quer passiva, dos alunos, de modo a que, invertendo o ciclo do conflito, aquele consiga reagir “como um termóstato”, que controla e regula os comportamentos, e não “como um termómetro”, que apenas mede a temperatura.

No debate que se seguiu, ficou clara a diversidade de perspetivas acerca da indisciplina e das suas possíveis causas e formas de remediação ou superação: o professor doutor Santana Castilho, depois de afirmar que a indisciplina é essencialmente “uma questão política”, referiu que ela se pode associar a uma certa ideia, errada mas muito em voga, de que o estudo realizado na escola se faz sem esforço, trabalho e disciplina, sublinhando a necessidade de promoção de uma cultura de responsabilidade, sem contemporização dos comportamentos que contrariem a missão primordial da escola, que é “ensinar e mediar aprendizagens”; por outro lado, a professora doutora Celeste Simões, que reforçou a importância da resiliência, e a doutora Susana Amaral, ao sublinhar a psicologia positiva, apresentaram uma outra vertente de abordagem do tema.

À tarde, a professora doutora Carolina Carvalho, apoiada em dados de investigação, recordou as diversas significações da indisciplina, nomeadamente no ponto de vista do docente, sublinhando que aquela resulta essencialmente de um “problema de relação e de mensagem”, cuja resolução passa pela corresponsabilização de todos os intervenientes no processo. Por fim, seguiram-se as salas de partilha, onde, em pequeno grupo, se trocaram experiências quanto à forma de lidar com situações de indisciplina.

Destas jornadas, cuja continuação foi anunciada para setembro pela diretora do AGML, ficou, na numerosa assistência, a consciência reforçada da pluralidade de aspetos associados à indisciplina, bem como a necessidade de uma atitude informada e sem tibieza por parte dos educadores, que, de modo a cumprir a sua tarefa, deverão combater a insensatez que é, tal como lembrou Einstein, “insistir em agir sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes”.

jornadas_pedagogicas-194jornadas_pedagogicas-224




Patrono , 2 mds

Agrupamento de Escolas do Algueirão vence prémio de Biodiversidade do MARE

No passado dia 8 de abril de 2016 o Agrupamento de Escolas do Algueirão venceu o prémio de Biodiversidade, para o 2º e 3º ciclos, atribuído pela Universidade de Lisboa.

O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa promoveu, a nível nacional, um concurso de projetos assentes na proteção ambiental e promoção da conservação da biodiversidade em ambientes aquáticos.

O agrupamento tem o nome da freguesia e Algueirão deriva do árabe Al-Geirân, plural de Al-Gâr, que significa cova, gruta, barranco, buraco. Nestas paisagens calcárias estas grutas formam-se por ação da água em particular de pequenas ribeiras que são inúmeras na região. Uma delas passa junto à escola, na pista do Algueirão e está a sofrer obrar de melhoramento pela Câmara Municipal. Por isso, as turmas de 8º ano da Escola Mestre Domingos Saraiva decidiram analisar a biodiversidade deste ambiente. O projeto resultante – “Da Escola à Ribeira” foi levado a concurso e saiu vencedor.

Agora, o importante é trabalhar por um ambiente melhor.


Ferreira de castroyoga

Yoga no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Notícia do “Expresso” – Ver aqui!

—————————————————–——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

ENCONTROS NA MÚSICA

Decorreu no dia 17 de Março às 17 horas, no auditório da Escola Secundária de Santa Maria, a apresentação da programação dos “Encontros na Música”, iniciativa resultante de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Monte da Lua e a Fundação Cultursintra. Nesta apresentação, seguida de uma primeira sessão, intervieram a Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Arquiteta M.ª de Lurdes C. Mendonça; o Sr. Administrador da Fundação Cultursintra, Arquiteto João Cruz Alves e, por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta. Após a apresentação de um vídeo intitulado “O Espírito do Lugar” ouviu-se música de Bottesini, Richard Wagner, Franz Lizt e Giacomo Puccini.

IMG_20150311_184205IMG_20150311_174309IMG_20150311_180954IMG_20150311_182253

 …

 

 

Juromenha

Está a decorrer no Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha a ação “A indisciplina e seus contornos: prevenção e ação”. Esta ação de formação decorre em contexto de trabalho e é dinamizada em função das necessidades específicas detetadas. O seu objetivo final é o do desenvolvimento profissional docente com impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. Com duas turmas, respetivamente com 21 docentes, na sua grande maioria diretores de turma, esta formação é orientada pela Professora Isabel Mesquita e iniciou-se a 23 de Janeiro, decorrendo até 8 de Abril.

 

IMG_20150128_144311 IMG_20150128_144146 IMG_20150128_144242 IMG_20150128_144228

Comemoração do DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

No dia 9 de Dezembro comemorou-se o Dia Internacional Contra a Corrupção no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara através de uma aula intitulada “Prevenir o Futuro”, aula proferida pelo Senhor Doutor Oliveira Martins, Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção.

2014.12.09 Dia Internacional contra a Corrupção 02

Esta iniciativa foi promovida pelo referido Presidente do Conselho contra a Corrupção e pelo Professor  Jorge Lemos, Presidente do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e contou também com a participação de muitas personalidades, designadamente do Senhor Doutor Basílio Horta, Presidente da Autarquia.

2014.12.09 Dia Internacional contra a Corrupção 03

Em tempo onde a questão da corrupção assume uma centralidade informativa tal celebração revestiu-se, naturalmente, de importância redobrada que se saúda.

Simulacro de incêndio na Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva

No próximo dia 9 de dezembro a Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva realiza com a colaboração da Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins, PSP, Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia um simulacro de incêndio nas suas instalações visando uma melhor preparação de todos os seus utentes para a ocorrência respetiva em caso de necessidade.

Agrupamento  de Escolas Ferreira de Castro

no suplemento do jornal Público: “Exlibris”, dossiê especial ensino.

Parabéns a todos os que diariamente fazem uma escola de qualidade!

Este é mais um dos muitos exemplos do que ,apesar de marés contrárias, de bom se vai fazendo na escola pública.

Ferreira de castro

Clique na ligação seguinte :

Escola Ferreira de Castro (1)

Versão online  –  Clicar !






 

 

Exposição «A Grande Guerra»

Está a decorrer no Centro de Recursos Educativos da Escola Padre Alberto Neto, Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, uma exposição comemorativa do centenário do início da Primeira Guerra Mundial. Este evento iniciou-se a 13 de Outubro e decorrerá até 28 de Novembro.

expo 1ª guerra

 

 

50 Anos de História (1964-2014)

Celebração do 50.º Aniversário da Escola Básica n.º 2 de Rio de Mouro

 

Escola Básica n.º 2 de Rio de Mouro B

Hoje, 7 de Outubro, pelas 16.30, a Direção do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara realizará uma cerimónia celebrativa do 50.º aniversário da Escola Básica n.º 2 de Rio de Mouro nas instalações desta escola.

Festa de fim de ano na E.B 2,3 Mestre Domingos Saraiva

13 de Junho, às 21 h

Festa final de ano

 

 


 

Agrupamento de Escolas Ferreira Castro comemorou dia mundial do ambiente – 5 de junho, quinta-feira.

Com um programa repleto de atividades, jogos, exposições de trabalhos realizados pelos alunos, barraquinhas dos mais variados produtos e um desfile sobre o tema do ambiente, professores e alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em dia aberto à comunidade, mostraram muito do trabalho que têm feito na área da educação ambiental.

Foi ainda possível ver outros projetos em ação, como o “Crescer solidário” que aproveitou o evento para interagir com a comunidade.

IMG_20140605_150709IMG_20140605_150823IMG_20140605_153317IMG_20140605_153334


 Dia 6 de Junho ,Arraial Popular no Agrupamento de Escolas do Algueirão

aarail popularPatrono , 2 mds

MDS em festa – cartaz e programa


 

secundária de mem martins

No dia 31 de maio, sábado, O Professor José Pacheco, mentor da escola da Ponte realizou na Biblioteca da Escola Secundária de Mem Martins, uma conferência subordinada ao tema : “Comunidades de aprendizagens, 7OOO milhões de Caminhos”. Na sua comunicação referiu os princípios de organização e os métodos de ensino utilizados na Escola da Ponte. Para conhecer um pouco da filosofia deste pedagogo veja  e oiça o vídeo seguinte :


 

Agrupamento de Escolas do Algueirão

Escola Mestre Domingos Saraiva

Dia do Patrono – 23 de Maio

Cartaz e programa  – Clicar nas ligações abaixo

Cartaz dia do Patrono 2014 organização dia patrono-final (2) (1)


 


 

Na Escola Secundária Leal da Câmara, na biblioteca, celebrou-se no dia 28, às vinte uma horas, o quadragésimo aniversário do vinte e cinco de Abril. Esta comemoração contou com a presença de alguns membros da Associação 25 de Abril, nomeadamente o Coronel Sousa e Castro, Coronel Aniceto Afonso e a Dr.ª Marília Afonso. A sessão foi presidida pela Dr.ª Liliana Silva, bibliotecária da Escola Secundária. Foi abordada a movimentação militar e as condições militares que determinaram o golpe e intervieram ainda o Presidente da Junta de Freguesia, Bruno Parreira; a Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Concelho de Sintra, Dr.ª Isabel Mendinhos e o Diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Lemos. Foi realizada uma sentida homenagem ao professor Fernando Moreira, professor e investigador de História do quadro desta escola, falecido em 2009. A animação cultural esteve a cargo do coro da Escola de Música Leal da Câmara que cantou músicas de José Afonso, tendo sido também lidos poemas de diferentes poetas que interpretaram os valores de Abril pelo ator Paulo Campos Reis.

“Grândola Vila Morena”, numa interpretação do Coro da Escola de Música Leal da Câmara. CLICAR AQUI !

IMG_20140428_225750

IMG_20140428_225812

Assinalando os 500 anos do Foral Manuelino de Sintra, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro vai recriar, nas instalações da EB 2,3 Ferreira de Castro, em Ouressa – Mem Martins, uma Feira Quinhentista, que pretende transportar os visitantes para a época do rei D. Manuel I, contando com a participação de comerciantes e artesãos locais que divulgarão os seus saberes, sem olvidar os sabores, que também marcarão presença nesta feira, com iguarias de outros tempos.

Música, poesia, dramatização, danças, jogos e outras atividades de animação farão parte do programa, dispondo ainda, a feira, de diversos ateliês pedagógicos dinamizados por alunos, professores e instituições, que levarão a comunidade a experimentar a realidade vivida em outras épocas.

A feira decorrerá no dia 24 de abril e funcionará entre as 10H00 e as 20H00, sendo aberta à comunidade a partir das 16H00.

Ferreira de castro     ———————————————————————————————–   sem nome

Segundo o Jornal Público:

Num parecer sobre a organização do ano lectivo, o órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência, formado por directores eleitos pelos seus pares, acusa o MEC de nos últimos anos ter retirado autonomia às escolas e prejudicado o arranque dos anos escolares.”

LER MAIS!

Texto original – AQUI !

  ——————————————————————————————————————————————————————————

Teatro na Escola Secundária de Mem Martins

BRIZIA di GRAZIA

de 4 a 26 de abril

Para ver cartaz clique na ligação : Cartaz_Teatro

——————————————————————————————————————————————————————————-

No Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva decorre, desde 18 de Março deste ano, a ação de formação “A avaliação mas organizações escolares, como atuar?” Esta ação, que terminará a 31 de Março de 2015, conta com a participação de vinte e três formandos e é ministrada pela Dra Melissa Marmelo.

 

2014 - Alfredo da Silva A avaliação (2) 2014 - Alfredo da Silva A avaliação (5) 2014 - Alfredo da Silva A avaliação (4) 2014 - Alfredo da Silva A avaliação (3)

  … Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos erscultor Francisco dos Santos Estratégias de prevenção do bullying

“ Há escolas que têm um plano para “apagar o bullying

Notícia do Jornal Público – Clicar AQUI ! —————————————————————————————–

Primeiro aniversário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

No dia 14 de Março celebrou-se o primeiro aniversário do Agrupamento Leal da Câmara. Com a presença de alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação, Conservatório de Música Leal da Câmara e representantes da autarquia, a cerimónia celebrou-se com espetáculos musicais, de teatro, tributos aos professores e funcionários que se aposentaram neste período e com a entrega de diplomas de mérito a todos os alunos que se distinguiram nas escolas do agrupamento. A este agrupamento deixamos aqui os nossos parabéns por uma cerimónia que revelou bem como o caminho deste agrupamento tem decorrido de modo muito harmónico.

1.º Aniv. do Agrup. Leal da Câmara

Na escola EB1 n.º1 de Mem Martins (Agrupamento Ferreira de Castro)

Lançamento do livro “Quanto Vale a Amizade?”

Dia 21/02/2014, pelas 11H00, na EB1 nº 1 de Mem Martins, terá lugar o lançamento de 4 edições bilingues (português – mandarim, português – romeno, português – ucraniano e português – crioulo de Cabo Verde) do livro “Quanto Vale a Amizade“, escrito por Maria Lúcia Carvalhas e ilustrado por Raquel Pinheiro, patrocinadas pela DGE e pelo ACIDI.

capa_QVA

No Agrupamento alto dos Moinhos:

Alto dos Moinhos 1

Clique em cima das ligações que se seguem: FOLHETO programa (3) Ficha de Inscrição final 3 (4)

CFAES – Arranque formal da formação para o pessoal docente em 2014

Na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, pelas 18h e 30m, na escola sede do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Escola Secundária de Santa Maria, iniciar-se-á o plano de formação do CFAES para 2013-14 com a ação: A Indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação.

No início da sessão estará presente o Senhor Vereador, Rui Pereira, responsável pelo pelouro da educação.

aula_dormindo

__//__

Agrupamento de Escolas Leal Da Câmara

Inauguração da remodelação do Centro de Recursos Educativos da Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto.

20140128_145132                                        Biblioteca PAN

No dia 27 de Janeiro inaugurou-se a remodelação do Centro de Recursos Educativos da Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto. A Área deste centro abrange agora o triplo do espaço, dispondo também de muitos mais recursos, nomeadamente informáticos, algo que se reflete no crescente interesse dos alunos na frequência deste espaço fundamental para o ato educativo.

__//__

erscultor Francisco dos Santos

Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos

Encerramento da Exposição “Imagina-lá” ,com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Realiza-se no dia 23 de janeiro de 2014, pelas 10h00, na EB2,3 Escultor Francisco dos Santos, na urbanização de Fitares Rio de Mouro, a cerimónia de encerramento da Exposição “Imagina-lá” ,com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

//-////-//-//-//-//

A 21 de Janeiro de 2014, às 14 horas, Sérgio Godinho estará na Escola Secundária de Mem Martins para uma conversa com os seus alunos. Esta é uma iniciativa do Clube de Divulgação Cultural desta escola.

__//__

As nossas felicitações a António Castel Branco, membro da Comissão Pedagógica do CFAES e Diretor do Agrupamento Ferreira de Castro foi eleito para membro do Conselho de Escolas. Este organismo tem por missão representar junto do Ministério da Educação os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e do ensino básico e secundário e os respectivos agrupamentos, no tocante à definição das políticas pertinentes para estes níveis de ensino.

 

__//__

Escola Secundária Leal da Câmara comemora 27 anos de existência.

Parabéns, Leal da Câmara !

Leal da Câmara

Programa aniversário da Leal da Câmara

Clicar na imagem! JUROMENHA Dia 20, de novembro, sexta-feira, pelas 19h e 30m, inauguração do edifício sede do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: